ESTUDO DE CASO: MEMÓRIA E ESTUDO HISTÓRICO DOS PRINCIPAIS LOGRADOUROS DO MUNICÍPIO DE TELÊMACO BORBA-PR, ATRAVÉS DE FOTOGRAFIAS (1940-2010). UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL DR. MARCELINO NOGUEIRA

  • Cinthia Celene Benck de Lima
  • Josana de Fátima Silva Rentz
Palavras-chave: Fotografia, Memória

Resumo

O presente artigo visa a apresentar a importância da utilização de fotografias como recurso visual e fonte histórica. Contribuindo para o desenvolvimento da percepção e da reflexão do potencial criativo dos alunos. Considerando que o ato de fotografar tem a ver com a memória. E que memória é uma das muitas preocupações da História. É interessante observar a evolução do ensino da disciplina de História. Após a proclamação da república em 1889 houve a preocupação na construção da identidade de um país. Estando pautada na história dos grandes heróis. A disciplina era decorativa como nomes e datas. Mas, atualmente as novas vertentes historiográficas pautam o trabalho da disciplina História em sala de aula nas múltiplas abordagens, com a utilização do uso de diversas fontes. Através da observação dos resultados obtidos na aplicação de uma oficina pedagógica, com alunos do ensino médio do Colégio Estadual Dr. Marcelino Nogueira. Foi possível obter dados sobre o impacto e os benefícios em relação à aprendizagem histórica, quando da utilização do uso de diversas fontes, entre elas a fotografia. Utilizando-se da história local foi trabalhado o tema memória. Para tal, foi utilizada a história dos principais logradouros do município de Telêmaco Borba-PR, como elemento integrador para o entendimento do passado, do presente e do elemento da memória. Demonstrando aos alunos que a História está muito mais próxima do nosso dia a dia, e que todos os cidadãos mesmo que muitas vezes anônimos fazem parte e contribuem para a construção da História. Tendo as fotografias como uma série de signos ligados a história e a memória dos munícipes.

Biografia do Autor

Cinthia Celene Benck de Lima

Aluna do Curso de Pós- Graduação em História, Arte e Cultura, da UEPG. Artigo apresentado com Trabalho de Conclusão de Curso .Farmacêutica- Bioquímica ( UEPG) Tecnóloga em Gestão Pública (UTFPR), Licenciada em História e Mestrando em História pela UEPG.

Josana de Fátima Silva Rentz

Professora Orientadora de TCC Licenciada em Pedagogia pela FATEB, Licenciada em História pela UEPG, Professora de Sociologia pela SEED, Especialista em História - Arte e Cultura pela UEPG e Educação Especial pela IBPEX.

Publicado
2015-12-02