ANÁLISE DO PERFIL DOS CLIENTES INADIMPLENTES DE UMA EMPRESA DE FACTORING BASEADA NA TEORIA DA CURSA ABC
Resumo
O presente artigo tem como foco o tema inadimplência, tomando como base clientes de uma Factoring localizada no Município de Manaus, capital do Amazonas. O objetivo dessa pesquisa é identificar a relação existente entre o perfil dos clientes inadimplentes desta instituição financeira e relacioná-los às características das empresas inadimplentes quanto ao enquadramento jurídico, segmento e ramo de atividades, medindo o índice de inadimplência e os possíveis motivos do inadimplemento desses clientes em um período de 5 anos (2013 a 2017). O setor de factoring tem como função fomentar o setor produtivo, adequando-se às necessidades de cada mercado. A metodologia utilizada foi baseada na teoria da Curva ABC, para agrupar e priorizar os dados a serem trabalhados. Já os clientes foram segmentados segundo o seu percentual de inadimplência gerada. Ao final criou-se um painel gerencial que contém indicadores da carteira de clientes, em formato de fácil assimilação e interpretação, para que o gestor tenha subsídios para tomar decisões. Os principais fatores apontados na empresa estudada para causa da inadimplência foram: Fator de Compra, Tempo de Fundação e Tempo de Cadastro, que são condicionantes para o endividamento dos clientes. O que se constatou foi uma menor “rigidez” na análise do crédito em função do tempo de cadastro junto à empresa de Factoring. Verificou-se ainda, que empresas de Sociedade Limitada, no segmento de serviços são mais tendenciosas a não honrar com o pagamento, e consequentemente se tornar inadimplentes. Com isso, no momento de concessão de crédito para o cliente, algumas variáveis podem ser questionadas antes da contratação para redução de riscos para a organização.