ANÁLISE DA TEORIA DA APRENDIZAGEM AUTORREGULADA NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo identificar estratégias de aprendizagem autorregulada utilizada pelos
estudantes de Ciências Contábeis. Para tanto, utilizou-se um questionário dividido em dois blocos, o
primeiro referente às dez estratégias do modelo proposto por Zimmerman e Pons (1986) e Rosário
(1999), e o segundo bloco relativo às questões socioeconômicas e acadêmicas dos participantes. Cada
estratégia disposta em pergunta única, respondida pelos discentes conforme escala Likert de sete
pontos. A amostra foi composta por 90 discentes matriculados no curso de Ciências Contábeis da
Universidade Federal Rural do Semi-Árido. O tratamento dos dados procedeu por meio de estatística
descritiva, análise de correlação e testes paramétricos de média (teste t) e teste de Levene. Os
principais resultados evidenciaram maior frequência de utilização das estratégias autorreguladas de
autoavaliação; estrutura ambiental; e ajuda social. Auto consequência foi a estratégia menos usada
pelos alunos, apresentando índice de 77,78% para não periodicidade. Ademais, os achados relevaram
que as mulheres tendem a usar mais essas estratégias se comparado ao nível de utilização dos
homens. Estes resultados incrementam a literatura acerca do ensino em contabilidade revelando
estratégias válidas, até então de pouca visibilidade, que possam ser exploradas pelo corpo docente
para estimular os discentes no curso de Ciências Contábeis.