NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS EGRESSOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE A TEMÁTICA DE SUSTENTABILIDADE
Resumo
O objetivo deste estudo consiste em analisar o nível de conhecimento dos egressos do curso de
graduação em Ciências Contábeis, de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas
situadas no noroeste do Estado do Paraná, sobre a temática Sustentabilidade, com ênfase na esfera
ambiental. Para tanto, desenvolveu uma pesquisa quantitativa e qualitativa, com abordagem
descritiva, cuja coleta de dados se deu mediante a aplicação de questionários online, com questões
fechadas, utilizando a plataforma do google forms. Quanto a análise de dados foi utilizada a técnica
de análise de conteúdo de Bardin (2016). O principal achado desta pesquisa evidenciou que os
egressos do curso de graduação em Ciências Contábeis apresentam baixo nível de conhecimento
sobre a temática de sustentabilidade, ao passo que aproximadamente, 47% dos entrevistados nunca
realizaram um curso ou participaram em algum evento que abarcasse a temática de Sustentabilidade,
o que corrobora com os estudos de Maciel, Lagioia, Libonati e Rodrigues (2009), Martendal,
Uhlmann, Vieira e Pfitscher (2012), Melo e Paiva (2020) e Tissot et al. (2021). Esses resultados levam
a algumas reflexões sobre: o comportamento das empresas nos temas ambientais; os componentes
curriculares presentes nas instituições de ensino superior públicas e privadas; e o papel social da
contabilidade para o desenvolvimento da temática sustentabilidade.