Estratégias de aprendizagem dos Discentes de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Durante a Pandemia por COVID-19
Resumo
O estudo teve como objetivo analisar as estratégias de aprendizagem que foram determinantes para os discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante as disciplinas cursadas no período de Ensino Remoto Emergencial devido apandemia por COVID-19. Essa pesquisa se classifica como quantitativa e qualitativa, descritiva e levantamento por meio de um questionário, adaptado de Boruchovitch et al. (2006), o qual teve, ao todo, 242 respondentes e, posteriormente, mais um grupo focal de quatro participantes, realizado no mês de agosto de 2022. Os resultados evidenciaram que mesmo em momentos atípicos e com mudanças nas rotinas das aulas que antes eram presenciais e passaram a ser ministradas por Ensino Remoto Emergencial (ERE), predominantemente os discentes utilizaram estratégias metacognitivas, o que indica que eles têm consciência de qual melhor estratégia se adapta para o seu processo de ensino- aprendizagem. Observou-se, também, a complexidade que é para os professores em instruir alunos com perfis diferentes. Desse modo, o estudo contribui em evidenciar a adaptação dos discentes com o seu processo de ensino-aprendizagem em momento de adversidades, como em decorrência da pandemia, e a relevância da experiência dos docentes incentivando o uso de estratégias de aprendizagem durante as aulas do ERE