ESTILOS DE LIDERANÇA EM INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS: UM COMPARATIVO ENTRE PERCEPÇÃO DE GRUPO E AUTOPERCEPÇÃO EM ORGANIZAÇÕES PRIVADAS E PÚBLICAS
Resumo
Observa-se a relevância que as organizações trazem para a sociedade moderna, faz-se necessário uma força, uma diretriz, que proporcione o equilíbrio entre metas e procedimentos, que promova crescimento individual, bem como o crescimento da organização como um todo. Esta força pode ser representada pela figura do líder o qual tem um papel crucial no cenário organizacional. A várias maneiras de se liderar e o estilo de liderança adotada é a alma da liderança. O presente estudo teve como objetivo, identificar o estilo de liderança predominante no modelo gerencial do líder das organizações bancárias públicas e privadas da cidade Passo Fundo, bem como, comparar a percepção do grupo com a autopercepção do líder. Trata-se de uma pesquisa de multicaso exploratória, de amostra não probabilística, intencional e de acessibilidade, em que se empregou um questionário estruturado e fechado baseado na liderança situacional de Hersey e Blanchard (1986), em que há quatro estilos de liderança básica: determinar persuadir compartilhar e delegar. Os dados obtidos foram analisados por meio da técnica de estatística simples. Pelos dados obtidos no presente estudo, conclui-se que o estilo de liderança na percepção geral para ambos os bancos, foi o mesmo