Competência Acadêmica, Profissional e Pedagógica de um Professor de Ciências Contábeis na Percepção dos Docentes de uma Universidade Pública no Rio Grande do Sul

  • Germana Santos da Silveira
  • Márcia Bianchi
  • Fernanda Kreuzberg
Palavras-chave: Docência, Ensino em Contabilidade, Competências Acadêmicas, Competências Profissionais, Competências Pedagógicas

Resumo

O objetivo do estudo é analisar as competências acadêmicas, profissionais e
pedagógicas de um professor do curso de Ciências Contábeis para ministrar aulas que
agreguem conhecimento ao futuro profissional de contabilidade, na percepção dos
docentes de uma universidade pública do Rio Grande do Sul. A pesquisa é classificada
como quantitativa, descritiva e de levantamento, por meio de um questionário aplicado
em outubro de 2021, obtendo uma amostra de 19 respondentes. Os resultados
demonstraram que os docentes consideram que para ser um bom professor se faz
necessário ter domínio das três competências: pedagógica, acadêmica e profissional.
Dentre as competências pedagógicas destacou-se o planejamento, conteúdo atual e
busca de novas competências pedagógicas adequadas ao ensino remoto; já as de menor
relevância foram as avalições externas às aulas como ENADE e prova de suficiência.
Referente às competências acadêmicas, um grande percentual de docentes não realiza
pesquisa na área com frequência e a necessidade de trabalhar de forma remota instigouos a buscarem formação relacionada ao ensino remoto e que as demais formações foram
nas áreas que lecionam. Também, evidenciaram que são qualidades necessárias para
ser um bom professor o conhecimento e a atualização. Quanto às competências
profissionais a experiência técnica com contabilidade se deu em sua maioria antes da
docência e realizar educação continuada é uma forma de buscar conhecimentos para
relacionar a teoria com a prática. Assim, o estudo contribui para somar conhecimento e
auxiliar o docente a rever as suas competências e, com isso, formar profissionais que
consigam relacionar o conhecimento teórico à prática da contabilidade.

Publicado
2023-06-15
Como Citar
Germana Santos da Silveira, Márcia Bianchi, & Fernanda Kreuzberg. (2023). Competência Acadêmica, Profissional e Pedagógica de um Professor de Ciências Contábeis na Percepção dos Docentes de uma Universidade Pública no Rio Grande do Sul. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 11(21), 82-99. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/845