LEI 12.846/2013 - A INFLUÊNCIA DA LEI ANTICORRUPÇÃO NA ROTINA DAS EMPRESAS: PERCEPÇÃO DOS GESTORES ANÁLISE DA CARTEIRA DE CLIENTES JURÍDICOS DE UMA AGÊNCIA BANCÁRIA PRIVADA
Resumo
A Lei n° 12.846 conhecida como Lei Anticorrupção, foi criada em 2013 trazendo definições dos atos que configuram corrupção, pelas pessoas físicas e jurídicas de natureza privada contra a administração pública, nacional ou estrangeira. Diante deste cenário, muitas empresas adotaram o compliance como ferramenta para desenvolver uma gestão estratégica, criando normas e procedimentos internos, avaliando riscos e promovendo boa conduta ética nos negócios, prevenindo atos de corrupção. O presente artigo tem como objetivo, identificar segundo a percepção dos gestores, a influência da Lei n° 12.846/2013, na rotina das empresas, bem como, os mecanismos de controle de corrupção nas empresas, notadamente, o compliance como instrumento / ferramenta de controle. A pesquisa exploratória, foi realizada através da aplicação de questionário, entre o período de outubro a novembro de 2018, para profissionais da área financeira de empresas e proprietários de pequenas e médias empresas dos setores comercial, industrial e prestação de serviços de portes variados. Os resultados apontam que a maior parte dos gestores percebem que atos de corrupção, uma vez tornados públicos, denigrem a imagem das organizações. A impunidade, pode diminuir com a existência da Lei Anticorrupção e adoção de um departamento de compliance, pode aumentar lucros da organização mesmo que indiretamente.