INVESTIMENTO COMO ALICERCE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA:
UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE CURSOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
A educação financeira transforma as pessoas mais conscientes das oportunidades financeiras e amplia a visão de longo prazo, deixando em evidência que investir auxilia na garantia de maior estabilidade no futuro. Diante disso, tornou-se oportuna uma metodologia que leve a despertar e conscientizar para a importância da educação financeira para o desenvolvimento socioeconômico, com o foco no potencial dos investimentos. Esta pesquisa surge da necessidade de se ter no meio acadêmico mais análises relacionadas aos conhecimentos de investimento, instigando a curiosidade pela área e contribuindo com os alunos para escolhas financeiras melhores Perante o exposto, surge a questão que motiva este estudo: Qual é a percepção dos discentes dos Cursos de Ciências Contábeis, Ciências Atuariais e Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) acerca da importância de investir e de possuir conhecimentos contábeis e financeiros como diferencial para o futuro? Dessa forma, o objetivo deste estudo é verificar as percepções dos discentes quanto aos seus entendimentos de investimento e seus conhecimentos específicos na área. Para isso, elaborou-se um instrumento de avaliação, apresentadas a partir de questionário realizado junto a discentes dos Cursos de Ciências Contábeis, Ciências Atuariais e Administração da UFRGS. Na análise dos resultados, de forma geral, percebe-se que os discentes têm um conhecimento prévio considerável e que há uma aderência positiva dos respondentes quanto à prática de investir, ainda que alguns não explorem seu potencial máximo por falta de fundamentos.