A FINALIDADE DA ÉTICA PARA A QUALIDADE DO ENSINO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)

  • Daniel Henrique de Oliveira Magalhães
  • Márcia Bianchi
  • Rosemary Gelatti
Palavras-chave: Ética, Ensino, Contabilidade, Discente

Resumo

A ética no ensino tem o propósito de influenciar a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem através do resgate de valores morais associados à dedicação do discente com seus métodos de estudos. Assim, o objetivo deste estudo é verificar a importância da ética como reflexo da qualidade do ensino no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A metodologia utilizada na pesquisa caracteriza-se como quantitativa, qualitativa, descritiva e levantamento, baseado em um questionário, aplicado aos discentes, matriculados no segundo semestre de 2013, do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFRGS, totalizando 257. Os discentes pesquisados são 45,91% do gênero masculino, o que evidencia que o gênero feminino foi superior em 8,17%, possuem idade média de 24 anos e 89,10% exercem atividade remunerada. 65,37% dos respondentes já cursaram ou estão cursando a disciplina de Ética. A maioria, 62,65%, não usa ou não usou plágio ou procedimentos de cola nos trabalhos e avaliações que realiza ou realizou. No que tange às temáticas relacionadas à ética no curso, a pesquisa evidenciou que foi atribuído maior importância aos seguintes temas: Código de Ética Profissional do Contador, respeito e educação e responsabilidade social. Já em relação à dedicação no curso, a maioria escolheu a escala próxima de 10 para cumprimento do horário , assiduidade , cumprimento das atividades propostas pelo Plano de Ensino, dedicação para realizar as tarefas requeridas nas disciplinas e dedicação para aprender nas disciplinas. Observou-se, portanto, que mesmo com as dificuldades impostas pela atividade remunerada, a maioria dos pesquisados evidenciaram uma conduta adequada com a ética na atividade acadêmica.

Biografia do Autor

Daniel Henrique de Oliveira Magalhães

Graduado do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). (daniel.magalhaes@ufrgs.br).

Márcia Bianchi

Doutora em Economia pela UFRGS. Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UFRGS. (marcia.bianchi@ufrgs.br). Endereço: Av. João Pessoa, 52 – UFRGS/FCE/DCCA - Bairro: Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.040-000

Rosemary Gelatti

Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do Departamento de Ciências Contábeis da FEMA – Santo Ângelo. (merygelatti@hotmail.com).

Publicado
2014-06-03
Como Citar
Magalhães, D. H. de O., Bianchi, M., & Gelatti, R. (2014). A FINALIDADE DA ÉTICA PARA A QUALIDADE DO ENSINO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS). REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 3(5), 114-135. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/75