INDICADORES-CHAVE PARA MENSURAÇÃO DO DESEMPENHO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO FILANTRÓPICAS

  • Fabricio Desbessel
  • Rosane Maria Seibert
  • Raiziane Cássia Freire da Silva
Palavras-chave: Indicadores-chave de desempenho. Indicadores financeiros e não financeiros. Instituições de Ensino Filantrópicas.

Resumo

RESUMO

O estudo teve por objetivo propor uma relação de indicadores financeiros e não financeiros chaves para mensuração do desempenho de 31 instituições de ensino, mantidas por uma mesma organização filantrópica. A pesquisa foi realizada em três etapas: Inicialmente aplicou-se um questionário aos gestores das Instituições de Ensino Filantrópicas contendo 39 indicadores já utilizados pelas instituições, para avaliação. Na segunda etapa se procedeu a uma revisão de literatura sobre o tema e, pela triangulação com as respostas obtidas no formulário, elaborou-se uma nova relação com 41 indicadores, 22 advindos da relação inicial e 19 incluídos pela revisão de literatura. Nessa etapa se desenvolveu um aplicativo contendo os 41 indicadores, que foi alimentado com as informações das IEFs e disponibilizado aos gestores. Na terceira etapa, após um período de uso do aplicativo, outro formulário foi enviado aos mesmos gestores contendo a nova relação de indicadores para avaliação. Os resultados demonstram que os 41 indicadores, padronizados para o uso das IEFs, estão em conformidade com os interesses da organização filantrópica, com as expectativas dos gestores e contribuem para o processo de tomada de decisão organizacional, facilitado pelo uso da tecnologia. O estudo se limitou a desenvolver indicadores financeiros e não financeiros, assim, sugere-se outros estudos, contemplando indicadores acadêmicos, sociais e de atendimento ao público, dentre outros que também podem ser chave para a avaliação do desempenho das organizações.

Publicado
2022-06-15
Como Citar
Fabricio Desbessel, Rosane Maria Seibert, & Raiziane Cássia Freire da Silva. (2022). INDICADORES-CHAVE PARA MENSURAÇÃO DO DESEMPENHO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO FILANTRÓPICAS. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 10(19), 32-57. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/715