AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE CONTABILIDADE EM RELAÇÃO À ESTRUTURA CONCEITUAL: UM ESTUDO POR MEIO DA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM
Resumo
O objetivo da pesquisa foi avaliar o conhecimento dos discentes em Contabilidade em relação à estrutura conceitual. Para isso, desenvolveu-se um instrumento, validado por especialistas, formado por questões de múltipla escolha que abordam o construto investigado. Aplicou-se o questionário em três instituições de ensino superior localizadas no município de João Pessoa – PB. Obtiveram-se os resultados por meio da análise clássica e da teoria de resposta ao item (TRI). Em relação à primeira, utilizou-se a correlação ponto bisserial e o alfa de Cronbach, cujos resultados mostraram-se adequados conforme a literatura pertinente. Quanto à última, utilizou-se o modelo de Rasch, também conhecido como modelo de 1° parâmetro, para mensurar o conhecimento dos discentes. Os resultados da TRI indicaram que os estudantes de Contabilidade apresentaram baixo nível de conhecimento em relação à estrutura conceitual, uma vez que mais de 55% dos respondentes apresentaram escore de conhecimento inferior a -1,16, 75% dos participantes obtiveram escore menor que 64,32 e apenas 1 participante obteve a nota máxima (226,62), em uma escala que vai de -300 a +300.