AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE CONTABILIDADE EM RELAÇÃO À ESTRUTURA CONCEITUAL: UM ESTUDO POR MEIO DA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM

  • Ana Karla de Lucena Justino Gomes
  • Gilberto Magalhães da Silva Filho
Palavras-chave: Conhecimento, Teoria de resposta ao item, Estrutura conceitual

Resumo

O objetivo da pesquisa foi avaliar o conhecimento dos discentes em Contabilidade em relação à estrutura conceitual. Para isso, desenvolveu-se um instrumento, validado por especialistas, formado por questões de múltipla escolha que abordam o construto investigado. Aplicou-se o questionário em três instituições de ensino superior localizadas no município de João Pessoa – PB. Obtiveram-se os resultados por meio da análise clássica e da teoria de resposta ao item (TRI). Em relação à primeira, utilizou-se a correlação ponto bisserial e o alfa de Cronbach, cujos resultados mostraram-se adequados conforme a literatura pertinente. Quanto à última, utilizou-se o modelo de Rasch, também conhecido como modelo de 1° parâmetro, para mensurar o conhecimento dos discentes. Os resultados da TRI indicaram que os estudantes de Contabilidade apresentaram baixo nível de conhecimento em relação à estrutura conceitual, uma vez que mais de 55% dos respondentes apresentaram escore de conhecimento inferior a -1,16, 75% dos participantes obtiveram escore menor que 64,32 e apenas 1 participante obteve a nota máxima (226,62), em uma escala que vai de -300 a +300.

Biografia do Autor

Ana Karla de Lucena Justino Gomes

Mestre em Contabilidade Multi UNB/UFPB/UFRN email:aklucenagomes@gmail.com

Gilberto Magalhães da Silva Filho

Doutorando em Contabilidade PPGCC UFPB email: gmfcontabilidade@hotmail.com

Publicado
2016-12-02
Como Citar
Gomes, A. K. de L. J., & Filho, G. M. da S. (2016). AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE CONTABILIDADE EM RELAÇÃO À ESTRUTURA CONCEITUAL: UM ESTUDO POR MEIO DA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 5(10), 84-107. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/34