INFLUÊNCIA DO CONTROLE FAMILIAR SOBRE A DIVERSIFICAÇÃO: UM ESTUDO DAS COMPANHIAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO NOS ANOS DE 2009 A 2013

  • Daiane Flores P. Kappel
  • Carine Oliveira
  • Rodrigo da Silveira Kappel
Palavras-chave: Teoria da Agência, Empresa Familiar, Diversificação, Controle de Propriedade

Resumo

Este estudo tem por objetivo avaliar o impacto do controle familiar sobre a estratégia de diversificação dos negócios das companhias brasileiras de capital aberto. O estudo será realizado em todas as empresas não financeiras de capital aberto listadas na BM&FBovespa, sendo considerado na análise, as variáveis necessárias para aplicação dos modelos utilizados na pesquisa de Trasobares e Górriz (2015) com empresas espanholas. As evidências empíricas dos estudos confirmam que a natureza familiar da firma possui relação negativa com a estratégia de negócio diversificado, sendo também um comportamento alinhado com a teoria. Com isso, após a aplicação das técnicas estatísticas foi possível avaliar duas hipóteses, ou seja, a relação negativa entre negócio familiar e diversificação dos negócios da firma e, o efeito moderador do controle de propriedade familiar com maior concentração de propriedade e a estratégia de diversificação destas companhias. Os resultados desta pesquisa confirmam que a natureza familiar das companhias brasileiras influencia negativamente a diversificação em dois critérios de classificação das companhias, ou seja, quando o controle da propriedade pertence a um ou mais membros da família (CF_01) e quando o controle pertence a um membro da família que detenha pelo menos 50,01% (CF_03). Por outro lado, o efeito atenuante da concentração de propriedade sobre a diversificação não se confirmou para as empresas familiares brasileiras.

Biografia do Autor

Daiane Flores P. Kappel

1Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Dom Alberto (FDA). (daianepkappel@gmail.com).

Carine Oliveira

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dom Alberto (FDA) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). (carinedeoliveira01@gmail.com).

Rodrigo da Silveira Kappel

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dom Alberto (FDA). (rodrigokappel@terra.com.br).

Publicado
2017-06-02
Como Citar
Kappel, D. F. P., Oliveira, C., & Kappel, R. da S. (2017). INFLUÊNCIA DO CONTROLE FAMILIAR SOBRE A DIVERSIFICAÇÃO: UM ESTUDO DAS COMPANHIAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO NOS ANOS DE 2009 A 2013. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 6(11), 28-55. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/119