ANÁLISE DE CUSTOS E LUCRATIVIDADE POR SEGMENTO DE PRODUTO: UM ESTUDO EM UM SUPERMERCADO DE UMA COOPERATIVA
Resumo
O presente trabalho apresenta a análise de custos e de lucratividade por segmento de produto de um supermercado de uma cooperativa de produção e comercialização da agricultura familiar. O estudo teve como objetivo geral identificar a lucratividade por segmento de produto de um supermercado de uma cooperativa de produção e comercialização da agricultura familiar. A metodologia caracteriza-se como aplicada, descritiva, bibliográfica, documental, ex post facto e estudo de caso, com a utilização de métodos qualitativos e quantitativos, sendo que os dados analisados são referentes ao período de janeiro a março de 2016. Foram selecionados os quinze segmentos de produtos mais representativos, e obteve-se a margem de contribuição de cada segmento. Efetuaram-se as análises de modo a identificar os segmentos que mais contribuem para o resultado da empresa. A empresa obteve uma margem de contribuição média de 25,32%, e o segmento que oferece a maior contribuição é a Feira. Através deste trabalho, a empresa pode identificar a contribuição dos segmentos de produtos no resultado, e assim, tomar melhores decisões.