ANÁLISE DE CUSTOS E LUCRATIVIDADE POR SEGMENTO DE PRODUTO: UM ESTUDO EM UM SUPERMERCADO DE UMA COOPERATIVA

  • Viviane Berwaldt Fenner
  • Bernardo Both
  • Fernanda Klein Both
  • Berenice Beatriz Rossner Wbatuba
Palavras-chave: Análise de custos, Segmento de Produto, Margem de contribuição

Resumo

O presente trabalho apresenta a análise de custos e de lucratividade por segmento de produto de um supermercado de uma cooperativa de produção e comercialização da agricultura familiar. O estudo teve como objetivo geral identificar a lucratividade por segmento de produto de um supermercado de uma cooperativa de produção e comercialização da agricultura familiar. A metodologia caracteriza-se como aplicada, descritiva, bibliográfica, documental, ex post facto e estudo de caso, com a utilização de métodos qualitativos e quantitativos, sendo que os dados analisados são referentes ao período de janeiro a março de 2016. Foram selecionados os quinze segmentos de produtos mais representativos, e obteve-se a margem de contribuição de cada segmento. Efetuaram-se as análises de modo a identificar os segmentos que mais contribuem para o resultado da empresa. A empresa obteve uma margem de contribuição média de 25,32%, e o segmento que oferece a maior contribuição é a Feira. Através deste trabalho, a empresa pode identificar a contribuição dos segmentos de produtos no resultado, e assim, tomar melhores decisões.

Biografia do Autor

Viviane Berwaldt Fenner

Contadora formada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Campus Santo Ângelo, email: viviane_berwaldtfenner@hotmail.com

Bernardo Both

Contador e Administrador. Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul. Professor e Coordenador do Curso de Administração da URI – Campus Santo Ângelo, email: bboth@san.uri.br

Fernanda Klein Both

Contadora e Mestranda em Gestão Estratégica das Organizações pela URI – Campus Santo Ângelo, email: fernandaboth@hotmail.com

Berenice Beatriz Rossner Wbatuba

Contadora e Administradora. Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Professora e Diretora Administrativa da URI – Campus Santo Ângelo, email: bwbatuba@san.uri.br

Publicado
2017-12-05
Como Citar
Fenner, V. B., Both, B., Both, F. K., & Wbatuba, B. B. R. (2017). ANÁLISE DE CUSTOS E LUCRATIVIDADE POR SEGMENTO DE PRODUTO: UM ESTUDO EM UM SUPERMERCADO DE UMA COOPERATIVA. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 6(12), 137-159. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/117