DETERMINANTES DO DESEMPENHO ACADÊMICO: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO E DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

  • Ivânia Teresinha Destri
  • Fernanda Victor
  • Karine Brotto de Moraes
Palavras-chave: Teoria da Contabilidade, Determinates do desempenho acadêmico, Experiência Profissional

Resumo

Teoria da ContabilidadeO presente estudo buscou identificar fatores determinantes do desempenho discente na disciplina de Teoria da Contabilidade do curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Federal do Rio Grande do Sul, considerando para tanto dois determinantes: formação técnica, tecnológica ou superior e experiência profissional. A pesquisa se classifica como descritiva, qualitativa e quantitativa, com levantamento por meio de um questionário aplicado ao longo de cinco semestres, entre 2014/2 e 2016/2, a 302 alunos matriculados na disciplina de Teoria da Contabilidade. Os dados oriundos dos questionários foram tabulados com o auxílio do excel e, posteriormente, foram utilizados procedimentos estatísticos a fim de mensurar o impacto dos determinantes de desempenho no conceito final dos discentes. Os resultados demonstram que as determinantes formação tecnológica, técnica e superior e experiência profissional não impactam na média de conhecimentos prévios à disciplina de Teoria da Contabilidade, ou seja, conhecimento do aluno ao ingressar na disciplina de teoria da contabilidade, apurada por meio do questionário aplicado e no desempenho final dos alunos (conceito).

Biografia do Autor

Ivânia Teresinha Destri

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. E-mail ivaniadestri@gmail.com

Fernanda Victor

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UFRGS. E-mail: fernanda.victor@ufrgs.com.br; Telefone: (51) 85282175.

Karine Brotto de Moraes

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. E-mail karine.bmoraes@gmail.com

Publicado
2017-12-05
Como Citar
Destri, I. T., Victor, F., & Moraes, K. B. de. (2017). DETERMINANTES DO DESEMPENHO ACADÊMICO: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO E DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 6(12), 1-21. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/111