Foco e Escopo

A Revista de Contabilidade Dom Alberto, com periodicidade de publicação semestral, é uma iniciativa das Coordenações de Pós-Graduação e Publicação, e do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dom Alberto, de Santa Cruz do Sul/RS. O seu foco temático é publicar artigos inéditos em Contabilidade e Controladoria sobre temas que contribuam para a ampliação das reflexões, proporcionando a troca de informações atuais sobre as áreas de interesse da revista.

A Revista de Contabilidade Dom Alberto foi avaliada em 2015 e possui Classificação Qualis/Capes-2015: B4 na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Dessa forma, os artigos poderão abordar os diferentes assuntos relacionados à Contabilidade, a Controladoria, e ao Processo de Gestão das Organizações. Poderão ser aceitos os artigos submetidos e aprovados em eventos científicos da área (congressos, simpósios) desde que seja explicitado essa referência em nota de rodapé, e, caso aprovados, serão publicados na Revista de Contabilidade Dom Alberto, uma vez que a publicação de artigos em anais de eventos científicos é considerada publicação provisória.

Missão: Disseminar o conhecimento em Contabilidade e Controladoria, por meio de obras intelectuais de qualidade e em níveis de pós-graduação.

Objetivo: Divulgar de modo eletrônico as contribuições de pesquisadores das diversas áreas vinculadas a Contabilidade e a Controladoria, com o intuito de proporcionar ao leitor artigos de qualidade, disseminando assim o conhecimento nas áreas de pesquisa da revista. Público Alvo: Professores, Pesquisadores, Discentes de cursos de Pós-graduação e profissionais com desejo de aprimoramento.

Políticas de Seção

A Revista de Contabilidade Dom Alberto publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas científicas em andamento ou concluídas que atendam o foco e escopo da revista, bem como a chamada para publicação de cada edição do periódico e que estejam organizados segundo as normas da revista. Essas normas seguem o padrão ABNT para formatação de artigos científicos. É aberta à colaboração de pesquisadores, professores doutores, doutorandos e mestrandos de universidades e centros de pesquisa do Brasil e do exterior, além de especialistas e pessoas de notório saber sobre o tema em pauta.

Processo de Avaliação

Os artigos submetidos à Revista de Contabilidade Dom Alberto (ISSN 2317-6148) devem estar de acordo com o tema proposto na Chamada para Publicação e serão analisados pelo sistema double blind review, garantindo-se, portanto, o anonimato de autores e pareceristas durante todo o processo de avaliação. A publicação dos trabalhos está condicionada, primeiramente, a parecer favorável do Editor Geral ou do Conselho Editorial, verificando-se a adequação do texto em relação ao foco/escopo da publicação e as normas de formatação da revista. Após a avaliação inicial, os artigos podem ser aceitos e prosseguir para avaliação dos revisores ou rejeitados.

Os artigos aprovados nesta fase da avaliação são encaminhados para, no mínimo, dois avaliadores do corpo editorial científico ou avaliadores Ad hoc que emitirão parecer final indicando se o artigo avaliado será: “recomendado para publicação”; “recomendado depois de realizadas as modificações sugeridas”; ou, “não recomendado para publicação”. Após esta etapa do processo de avaliação, em caso de solicitação de realização das modificações sugeridas, o artigo é reencaminhado aos autores para que sejam realizadas as alterações e correções solicitadas pelos avaliadores, e, após recebido, se possa dar continuidade ao processo de revisão da nova versão ajustada do artigo.

O processo de avaliação é finalizado quando ocorre a comunicação final aos autores da decisão editorial, sendo esta: “aprovado para publicação” ou “rejeitado para publicação”.

Ainda, os artigos submetidos são avaliados com base em critérios previamente estabelecidos pelo Comitê de Política Editorial. Para tanto, foi elaborado o seguinte instrumento de avaliação:

Periodicidade

A periodicidade de publicação da Revista de Contabilidade Dom Alberto é semestral.

Política de acesso livre

Esta revista, disponibilizada no formato eletrônico, oferecendo acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista também está disponível para consulta Base de Dados Dom Alberto (PHL), bem como se encontra disponível no próprio site da revista.

Fluxo contínuo

Os manuscritos podem ser submetidos em qualquer data. Assim que forem enviados, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no próximo número a ser publicado.

Eixo temático

Controladoria e Contabilidade Gerencial;
Contabilidade para Usuários Externos;
Mercados: Financeiro, de Crédito e de Capitais;
Educação e Pesquisa em Contabilidade, Controladoria, Atuária e Finanças;
Atuária; e
Temas Emergentes em Contabilidade.

Diretrizes para Autores

Políticas de Privacidade

Declaração de Direitos Autorais