MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO EM UMA CONFEITARIA

  • Letícia Beatriz Frantz
  • Christian Venzon
Palavras-chave: Custos, Margem de Contribuição, Processo Decisório

Resumo

Este estudo teve como tema a gestão de custos, tendo ênfase para a utilizaçãoda margem de contribuição como instrumento de gestão. O objetivo da pesquisafoi identificar quais os salgados da Confeitaria Marlene que apresentavam maiormargem de contribuição unitária, utilizando-se o método de custeio variável. Apesquisa caracterizou-se como de natureza exploratória, com abordagemquantitativa dos dados, realizada através da análise de documentos, como notasfiscais e registros manuais disponibilizados pela organização, além dasinformações obtidas por meio de conversas informais com a proprietária,configurando uma entrevista não-estruturada. Os principais resultadosencontrados na pesquisa mostraram que os salgados apresentaram umasignificativa margem de contribuição, tendo o salgado minipizza a maiorrentabilidade. O uso dessa importante ferramenta de suporte ao processodecisório irá contribuir para elevar o faturamento, podendo fornecer subsídiospara auxiliar na elaboração das estratégias de vendas e formação de preços.

Publicado
2021-12-22