RESPONSABILIDADE SOCIAL: A INFLUÊNCIA DAS AÇÕES SOCIAIS PRATICADAS POR UMA ORGANIZAÇÃO FILANTRÓPICA SOBRE O COMPORTAMENTO SOLIDÁRIO DOS SEUS FUNCIONÁRIOS

  • Anelise Machado
  • Alvaro Gustavo Wagner Junqueira
Palavras-chave: Terceiro-Setor, Responsabilidade Social, Filantropia, Solidariedade

Resumo

A responsabilidade social consiste na contribuição ao bem público, no comprometimento com a sociedade com ações duradouras que levem o bem-estar da comunidade visando o desenvolvimento social. O objetivo geral do estudo consistiu em analisar a influência das ações de responsabilidade social praticadas por uma organização filantrópica sobre o comportamento solidário dos seus funcionários. Para tanto, no desenvolvimento da fundamentação teórica, foram abordados autores das áreas de responsabilidade social e filantropia. O estudo é exploratório e descritivo, com análise de dados quanti e qualitativa. Os sujeitos são os funcionários de uma determinada Unidade Operacional de uma organização filantrópica, situada na região Vale do Taquari e Rio Pardo no estado Rio Grande do Sul. Verificou-se que mesmo a organização tendo sua existência voltada para o desenvolvimento social, apenas sua filosofia organizacional do ser socialmente responsável não influencia o funcionário. É necessária uma ação estratégica que envolva esse funcionário dentro dessa filosofia o influenciando a agir socialmente na comunidade. Espera-se que os resultados deste estudo possam contribuir com as políticas de gestão de pessoas da organização, permitindo que a organização perceba a importância do desenvolvimento e aprimoramento de estratégias, que incorporem sua filosofia estimulando e incentivando os gestores e funcionários para um comportamento mais solidário na comunidade.

Biografia do Autor

Anelise Machado

Bel em Administração e estudante do Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica Empresarial pela Faculdade Dom Alberto, de Santa Cruz do Sul/RS.

Alvaro Gustavo Wagner Junqueira

Administrador. Professor. Mestre em administração. Especialista em gerência da produção. Orientador do artigo- Curso de pós-graduação em Gestão Empresarial Estratégica da Faculdade Dom Alberto.

Publicado
2015-12-30