OS “BRICS” E AS ESTRATÉGIAS DE MERCADO DIANTE DA DESACELERAÇÃO ECONÔMICA CHINESA

  • Guilherme Ferrari
  • Cláudia Brazil Marques
Palavras-chave: Mercados emergentes, BRICS, China

Resumo

O trabalho tem por objetivo identificar como os demais países dos “BRICS” e a China administram estrategicamente as suas relações econômicas e a desaceleração do crescimento chinês de 2003 até 2012. A metodologia foi estudo de caso exploratório e descritivo de análise quantitativa. Por fim conclui-se que os países que compõem os “BRICS”, estão na busca de estratégias para um novo cenário econômico, com novas possíveis perspectivas e prospectivas de desenvolvimento para um futuro mais sustentável de sua população, muitos com políticas mais ortodoxas como, buscando recursos com ajustes fiscais, reformas institucionais, aumento de taxas de juros, diminuição da corrupção, melhoramento das condições sociais para a sua população.

Biografia do Autor

Guilherme Ferrari

Aluno do Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica Empresarial- Faculdade Dom Alberto- Santa Cruz do Sul, RS. E-mail: gui_h_18@hotmail.com.

Cláudia Brazil Marques

Economista. Professora. Mestre em Turismo. Especialista em Direito Internacional Econômico e da Integração. Orientadora do artigo- Curso de pós-graduação em Gestão Empresarial Estratégica da Faculdade Dom Alberto.

Publicado
2015-12-30