REDES SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA: UM ESTUDO EM ORGANIZAÇÕES DO COMÉRCIO VAREJISTA DE CONFECÇÕES DE SANTA CRUZ DO SUL/RS

  • Amanda Heitling Lehmen Menezes
  • Alvaro Gustavo Wagner Junqueira
Palavras-chave: Redes Sociais, Gestão Estratégica, Lojas de Confecção

Resumo

As redes sociais tornaram-se uma ferramenta atrativa para os empreendedores que identificaram nela oportunidades para alavancar seus negócios. Nesse contexto, a utilização das redes sociais como uma ferramenta estratégica pelos gestores vem sendo cada vez mais frequente. O presente artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa que procurou conhecer a percepção de gestores de organizações do comércio varejista de confecções, localizadas no centro de Santa Cruz do Sul/RS, sobre a utilização das redes sociais como estratégia de negócio. Entre os objetivos específicos buscou-se identificar as formas de participação nas redes sociais e conhecer seus benefícios para as organizações. Realizou-se uma pesquisa descritiva por meio de um levantamento com 20 lojas de confecções, com abordagem quantitativa dos dados que ocorreu no primeiro semestre de 2015. Os resultados encontrados revelam que é baixo o uso de redes sociais entre as empresas pesquisadas e que o tipo de rede predominante é o Facebook, sendo o principal objetivo estratégico a captação de clientes e a principal expectativa o incremento de vendas. Ainda, de acordo com os respondentes, as principais barreiras à utilização de redes sociais no âmbito empresarial são as dificuldades para mensurar e monitorar resultados e as preocupações relativas à segurança da informação.

Biografia do Autor

Amanda Heitling Lehmen Menezes

Pós-graduanda em Gestão Estratégica da Faculdade Dom Alberto

Alvaro Gustavo Wagner Junqueira

dministrador. Professor. Mestre em administração. Especialista em gerência da produção. Orientador do artigo- Curso de pós-graduação em Gestão Empresarial Estratégica da Faculdade Dom Alberto.

Publicado
2015-12-30