AS ESTRATÉGIAS PARA RETER A CONFIANÇA DOS ASSOCIADOS- UM ESTUDO DE CASO EM COOPERATIVAS

  • Robson Rodrigo Pereira Konzen
  • Cláudia Brazil Marques
Palavras-chave: Cooperativismo, Princípios, Estratégias

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar as estratégias de mercado na captação e retenção de associados e como específicos: a) entender os princípios cooperativos; b) analisar as estratégias adotadas para fidelizar os associados. E, além disso, buscou fazer uma relação dos princípios cooperativistas com as estratégias de mercado adotadas pelas cooperativas. A metodologia é um estudo de caso, exploratório de análise qualitativa, com informações não expressas em números e com métodos de pesquisa com entrevistas abertas e com uso de técnica de análise de conteúdo. Conclui-se que os princípios estão intimamente correlacionados com a cultura cooperativista e que está mesma cultura deve ser usada como estratégia para se diferenciar do restante do mercado.

Biografia do Autor

Robson Rodrigo Pereira Konzen

Administrador de Empresas, aluno do curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial Estratégica da Faculdade Dom Alberto. robsonrpk@hotmail.com.

Cláudia Brazil Marques

Economista. Professora. Mestre em Turismo. Especialista em Direito Internacional Econômico e da Integração. Orientadora do artigo- Curso de pós-graduação em Gestão Empresarial Estratégica da Faculdade Dom Alberto.

Publicado
2015-12-30