INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS EM UMA ORGANIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

  • Alexsandro Henkes
  • Alvaro Gustavo Wagner Junqueira

Resumo

O presente artigo foi elaborado a partir de estudo realizado no primeiro semestre de 2015, em uma rede de postos de combustíveis de origem familiar, localizada nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Apresentou como objetivo geral conhecer a percepção dos gestores sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais no ramo de postos de combustíveis. A pesquisa foi exploratória e as técnicas para a coleta de dados foram a entrevista e o questionário. Para a análise dos dados, adotou-se uma abordagem qualitativa. Conclui-se que a contratação de pessoas com necessidades especiais, na percepção dos gestores, apresenta uma série de benefícios. Além de ser uma ação estratégica voltada para o aprendizado e a humanização nos processos de trabalho, permite a eliminação de preconceitos a partir da convivência e da adaptação.

Biografia do Autor

Alexsandro Henkes

Bel em Administração de Empresas e estudante do Curso de Especialização em Gestão Estratégica Empresarial pela Faculdade Dom Alberto, de Santa Cruz do Sul/RS.

Alvaro Gustavo Wagner Junqueira

Administrador. Professor. Mestre em Administração. Especialista em Gerência da Produção. Orientador do artigo- Curso de pós-graduação em Gestão Empresarial Estratégica da Faculdade Dom Alberto.

Publicado
2015-12-30