GESTÃO DE ESTOQUES: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA GRÁFICA

  • Ivana Pedrotti Sanini
  • Fabíola Ruschel
Palavras-chave: Gerenciamento do estoque, Curva ABC, indústria gráfica

Resumo

O presente trabalho destaca a importância de uma adequada gestão de estoques e tem como objetivo apresentar uma proposta de implantação de processo de gestão de estoques na empresa Gráfica Sanini, de Carazinho/RS, utilizando a curva ABC. O trabalho foi desenvolvido a partir do estudo de caso e pesquisa descritiva, os dados foram levantados através do software da empresa e em entrevistas com o proprietário. A partir desse estudo conheceu-se o atual método de controle de estoques da empresa, e pode ser verificado o item papel couché como de maior movimentação no estoque e identificar também os itens obsoletos que não tiveram saída nos últimos meses. Com este trabalho concluiu-se que a empresa estudada precisa de um plano de ação capaz de aperfeiçoar o gerenciamento do estoque da empresa.

Biografia do Autor

Ivana Pedrotti Sanini

Administradora, egressa da Universidade Luterana do Brasil, Campus Carazinho, e-mail: nanapedrotti@gmail.com; ivanasanini@yahoo.com.br.

Fabíola Ruschel

Administradora, Especialista em Comércio Internacional, Gestão de Projetos, docente na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Campus Carazinho, e-mail: fabiolaruschel@gmail.com.

Publicado
2015-12-30