MOTIVAÇÃO E QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA MICROEMPRESA DE RIO PARDO, RS

  • Maria Angélica da Silva
  • James Carvalho Fagundes
Palavras-chave: Motivação, qualidade no atendimento, satisfação de clientes

Resumo

A motivação no ambiente empresarial influencia a disposição e o comprometimento do funcionário com seu trabalho. Este estudo de caso verificou se a motivação dos funcionários pode interferir na qualidade de atendimento. A presente pesquisa foi realizada no ramo comercial, especificamente em uma microempresa localizada na cidade de Rio Pardo. O objetivo geral foi identificar quais os fatores interferem na motivação dos funcionários durante o atendimento aos clientes. A metodologia foi classificada como de natureza descritiva com abordagem quantitativa por meio de estudo de caso. De acordo com resultados, foram diagnosticadas algumas insatisfações relacionadas ao atendimento, com isso, sugeriram-se investimentos na área de gestão de pessoas, área de marketing, uma padronização na análise de crédito para cadastro de clientes e a disponibilização da entrega de compras.

Biografia do Autor

Maria Angélica da Silva

Graduanda do Curso de Administração da Faculdade Dom Alberto.

James Carvalho Fagundes

Professor e orientador do Curso de Administração da Faculdade Dom Alberto. Mestre em Sistemas e Processos Industriais pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC

Publicado
2019-06-01