A IMPORTÂNCIA DO DISCURSO NARRATIVO DO PROTAGONISTA QUADERNA NA CONSTRUÇÃO DOS ETHÉ DOS PERSONAGENS SAMUEL E CLEMENTE, NO ROMANCE D’A PEDRA DO REINO, DE ARIANO SUASSUNA

  • Cristiane Bachiega Yamamura
Palavras-chave: Discurso, Ethos, Estilo

Resumo

O presente artigo pretende identificar de que maneira o discurso do protagonista Quaderna, em primeira pessoa, contribui na construção do ethos de outros dois importantes personagens do Romance d’a Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (2012), de Ariano Suassuna. Para tanto duas passagens narrativas – as quais caracterizam tais oponentes, física e psicologicamente – serão observadas por meio do embate Samuel versus Clemente revelado pelo discurso quadernesco. Vale ressaltar que será observada, ao mesmo tempo, a maneira como o estilo suassuniano vai se revelando ao longo do referido discurso. Por sua vez, as análises dar-se-ão sob a perspectiva da Análise do Discurso em consonância com os estudos estilísticos de Martins, entre outros pesquisadores da área.

Biografia do Autor

Cristiane Bachiega Yamamura

Possui graduações em Letras pela Universidade Estadual Paulista (2000) e Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2008), especialização em Literatura pela Universidade Estadual Paulista (2001) e mestrado em Linguística pela Universidade Cruzeiro do Sul (2014). Atualmente compõe a equipe de formadores para o Programa de Formação Continuada, ofertado pela Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Caraguatatuba.

Publicado
2015-12-30