FORMAÇÃO DE LEITORES: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE LEITURA DO PORTAL DO PROFESSOR

  • Aliete do Prado Martins Santiago
  • Simone de Freitas Sanguebuche Bester
  • Ana Paula Teixeira Porto
Palavras-chave: Ensino de literatura, Portal do Professor, Leitores críticos

Resumo

Este estudo traz reflexões sobre o ensino de literatura no Ensino Médio e sua importância para a formação de leitores críticos. No primeiro momento serão abordados pressupostos teóricos sobre o ensino de literatura de acordo com os autores como Lajolo (2005), Cereja(2006) e Zilberman(1993). Em um segundo instante analisaremos uma proposta pedagógica vinculada ao Portal do Professor, a qual apresenta atividades de leitura literária para sala de aula e tem o objetivo de despertar o interesse dos alunos pela literatura.Considerando os apontamentos teóricos e a proposta analisada apresenta algumas sugestões como a leitura de textos literários e o cotejo com outros recursos tecnológicos para incentivar a produção de conhecimento pelos estudantes.

Biografia do Autor

Aliete do Prado Martins Santiago

Mestre em Letras no programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, área de concentração em Literatura Comparada. E-mail:”aliete.uabseberi@gmail.com

Simone de Freitas Sanguebuche Bester

Mestranda no programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, área de concentração em Literatura Comparada, nível de mestrado, URI, Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil,simone.sanguebuche@hotmail.com

Ana Paula Teixeira Porto

Doutora em Letras, coordenadora do Grupo de Pesquisa “Práticas mediadoras de leitura” (CNPQ). Email: anapaula-porto@bol.com.br

Publicado
2016-06-30