UM BREVE RESGATE HISTÓRICO DA TRAJETÓRIA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL: A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

  • Louise Cervo Spencer
  • Fabiana Veloso de Melo Dametto
Palavras-chave: Trabalho do professor, Língua Portuguesa, Linguística

Resumo

O trabalho docente, nos últimos anos, tem sido objeto de diversos estudos em diferentes áreas, tais como a Linguística Aplicada e a Educação. Acreditamos, pois, que estamos “em um momento histórico em que, mais do que nunca, a profissão professor encontra-se em jogo e no centro das discussões” (MACHADO, 2004). Por isso, neste artigo, nos propomos a entender um pouco da trajetória dessa profissão no contexto brasileiro, focando, em específico, no professor de Língua Portuguesa, desde a chegada dos portugueses no país, passando pela inserção da Ciência Linguística no ensino, até chegar aos dias atuais. Com essa retomada histórica, buscamos compreender os fatores sociais e políticos que interferem no trabalho do professor e resultam na atual precarização da profissão.

Biografia do Autor

Louise Cervo Spencer

Louise Cervo Spencer possui graduação no Curso de Licenciatura em Letras - Habilitação Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2013) e Mestrado em Letras - ênfase em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (2015). Atualmente é discente do Doutorado em Letras- ênfase em Estudos Linguísticos no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Integra o Projeto de Pesquisa Representações do agir docente, vinculado à Linha de Pesquisa Linguagem e Interação do PPGL/UFSM. É professora substituta nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). E-mail: loucspencer@gmail.com

Fabiana Veloso de Melo Dametto

Fabiana Veloso de Melo Dametto é graduada em Letras - Licenciatura Plena/Habilitação Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), Mestre em Letras - área de Concentração em Estudos Linguísticos, também pela UFSM (2010). Atualmente é discente do Doutorado em Letras - ênfase em Estudos Linguísticos no PPGL/UFSM. Integra o Projeto de Pesquisa Representações do agir docente, vinculado à Linha de Pesquisa Linguagem e Interação do PPGL/UFSM. Atua como professora de Língua Portuguesa Aplicada ao Direito e Métodos e Técnicas de Pesquisa Jurídica no Ensino Superior. Tem experiência docente em Ensino Técnico, como professora das disciplinas de Língua Portuguesa e Metodologia Científica, e em Ensino Médio, como professora de Redação e Língua Portuguesa. Em 2013, passou a atuar como professora avaliadora na Comissão de Avaliação de Redações de Vestibular da Universidade de Santa Cruz do Sul. Em suas pesquisas, tem especial interesse pelos seguintes temas: Trabalho Docente, Ensino de Língua Materna, Ensino de produção textual, Métodos de pesquisa e Interacionismo Sociodiscursivo. E-mail: vm_fabi@yahoo.com.br

Publicado
2016-06-30