A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA LEITORA A PARTIR DA TEORIA DA RECEPÇÃO

  • Deisi Luzia Zanatta
Palavras-chave: Leitura, Ensino Fundamental, Formação do Leitor

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a formação do leitor no Ensino Fundamental e apresentar uma proposta de prática leitora a partir do conto de fadas A Bela Adormecida, dos Irmãos Grimm, o filme Maleficent e a narrativa contemporânea, Menina Veneno, de Carina Rissi. A reflexão se preocupa em resgatar os postulados da Teoria da Recepção e da Estética da Recepção a fim de evidenciar a importância da leitura na escola, espaço de formação crítica dos sujeitos. A pesquisa evidenciou que a leitura da literatura é primordial para a compreensão de si e do mundo.

Biografia do Autor

Deisi Luzia Zanatta

Docente no Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Jangada, de Jaraguá do Sul/SC. Graduada em Letras e especialista em Língua e Cultura Inglesa pela URI – FW. Mestra e Doutoranda em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Publicado
2016-06-30