RECURSOS PEDAGÓGICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES PARA LEITURA

  • Jéssica Casarin
Palavras-chave: Literatura, Ensino Médio, Livro didático, PNLD

Resumo

Este artigo aborda o ensino de literatura brasileira no Ensino Médio e discute a necessidade de analisar os materiais didáticos dessa disciplina.Objetivarefletir sobre os recursos pedagógicos dos livros didáticos disponibilizados pelo PNLD a escolas públicas brasileirasadotadosnas aulas de literatura e discutir sua contribuição para formação leitora. Para isso, construiu-se um suporte crítico amparado em trabalhos de autores como Luft (2014), Cabral (2008) e Sousa (2006), que refletem sobre aspectos do ensino de literatura. Através de análise comparativa, concluiu-se que, apesar desses materiais demonstrarem preocupação com práticas de leitura de literatura contextualizadas e com intertextualidade, ainda há carências nas proposições de leitura para formação de leitor proficiente de texto literário.

Biografia do Autor

Jéssica Casarin

Aluna do Curso de Graduação em Letras- Língua Portuguesa na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, bolsista de pesquisa FAPERGS.

Publicado
2015-06-30