EXPLORANDO A INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSIVIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA

  • Neuzer Helena Munhoz Bavaresco
Palavras-chave: Intertextualidade, Interdiscursividade, Língua espanhola

Resumo

A língua espanhola tem crescido muito nos últimos anos, tanto em escolas públicas e particulares com a aprovação da Lei nº 11.161, de 25 de agosto de 2005, que transformou a língua espanhola obrigatória no Brasil, como também em cursos de idiomas. Dessa forma, este artigo tem como objetivo discutir a importância de explorar a leitura, a intertextualidade e a interdiscursividade em sala de aula como forma de desenvolver a compreensão leitora e a produção escrita, na sala de aula de língua espanhola. Para tanto, utilizamos como corpus de análise uma propaganda vinculada na argentina, intitulada “Twistos sapo besamemucho”, como ponto de partida para uma reflexão acerca da intertextualidade e interdiscursividade, à luz das concepções de Fiorin (2006), mas também como base para a elaboração de alguns exemplos de trabalho nessa perspectiva.

Biografia do Autor

Neuzer Helena Munhoz Bavaresco

Mestre em Letras – UPF. Especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola. Professora de espanhol e português no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão. Email: neuzermunhoz@gmail.com

Publicado
2015-06-30