ANÁLISE DA TEORIA DA APRENDIZAGEM AUTORREGULADA NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Palavras-chave:
Aprendizagem Autorregulada, Ensino-aprendizagem, Desempenho acadêmicoResumo
Esta pesquisa teve por objetivo identificar estratégias de aprendizagem autorregulada utilizada pelos
estudantes de Ciências Contábeis. Para tanto, utilizou-se um questionário dividido em dois blocos, o
primeiro referente às dez estratégias do modelo proposto por Zimmerman e Pons (1986) e Rosário
(1999), e o segundo bloco relativo às questões socioeconômicas e acadêmicas dos participantes. Cada
estratégia disposta em pergunta única, respondida pelos discentes conforme escala Likert de sete
pontos. A amostra foi composta por 90 discentes matriculados no curso de Ciências Contábeis da
Universidade Federal Rural do Semi-Árido. O tratamento dos dados procedeu por meio de estatística
descritiva, análise de correlação e testes paramétricos de média (teste t) e teste de Levene. Os
principais resultados evidenciaram maior frequência de utilização das estratégias autorreguladas de
autoavaliação; estrutura ambiental; e ajuda social. Auto consequência foi a estratégia menos usada
pelos alunos, apresentando índice de 77,78% para não periodicidade. Ademais, os achados relevaram
que as mulheres tendem a usar mais essas estratégias se comparado ao nível de utilização dos
homens. Estes resultados incrementam a literatura acerca do ensino em contabilidade revelando
estratégias válidas, até então de pouca visibilidade, que possam ser exploradas pelo corpo docente
para estimular os discentes no curso de Ciências Contábeis.