INVESTIMENTO COMO ALICERCE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA:

UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE CURSOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Leandro Cardoso Nunes UFRGS
  • Cassiane Velho UFRGS

Palavras-chave:

Investimentos. Educação Financeira. Discentes.

Resumo

A educação financeira transforma as pessoas mais conscientes das oportunidades financeiras e amplia a visão de longo prazo, deixando em evidência que investir auxilia na garantia de maior estabilidade no futuro. Diante disso, tornou-se oportuna uma metodologia que leve a despertar e conscientizar para a importância da educação financeira para o desenvolvimento socioeconômico, com o foco no potencial dos investimentos. Esta pesquisa surge da necessidade de se ter no meio acadêmico mais análises relacionadas aos conhecimentos de investimento, instigando a curiosidade pela área e contribuindo com os alunos  para escolhas financeiras melhores  Perante o exposto, surge a questão que motiva este estudo: Qual é a percepção dos discentes dos Cursos de Ciências Contábeis, Ciências Atuariais e Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) acerca da importância de investir e de possuir conhecimentos contábeis e financeiros como diferencial para o futuro? Dessa forma, o objetivo deste estudo é verificar as percepções dos discentes quanto aos seus entendimentos de investimento e seus conhecimentos específicos na área. Para isso, elaborou-se um instrumento de avaliação, apresentadas a partir de questionário realizado junto a discentes dos Cursos de Ciências Contábeis, Ciências Atuariais e Administração da UFRGS. Na análise dos resultados, de forma geral, percebe-se que os discentes têm um conhecimento prévio considerável e que há uma aderência positiva dos respondentes quanto à prática de investir, ainda que alguns não explorem seu potencial máximo por falta de fundamentos.

Biografia do Autor

Leandro Cardoso Nunes, UFRGS

Graduado em Ciências Contábeis pela UFRGS.

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Cardoso Nunes, L., & Velho, C. (2022). INVESTIMENTO COMO ALICERCE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: : UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE CURSOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 10(20), 59–92. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/index.php/revistadecontabilidadefda/article/view/756