COMPETITIVIDADE COMERCIAL: UM ESTUDO DE CASO DO CUSTO, VOLUME E LUCRO DA FARMÁCIA ALFA

Autores

  • Eduardo Guerra
  • Daniel Bartz

Palavras-chave:

Custos. Análise CVL, Contabilidade de Custos, Gestão de Custos, Custos no Comércio

Resumo

Análise de Custo, Volume e Lucro. Com este tema teremos a oportunidade de demonstrar o conhecimento acadêmico e científico para a gestão empresarial e demonstrar como o conhecimento científico pode ser utilizado na solução de problemas empresariais. O objetivo é analisar o custo, volume e o lucro na Farmácia Alfa conforme margens de contribuição realizadas, buscando as vendas dos meses de janeiro a junho de 2012, analisando os resultados encontrados, criando cenários conforme alterações nas margens de contribuição. A metodologia utilizada é a de pesquisa aplicada e o projeto foi desenvolvido através da realização de um estudo exploratório de caso e foi utilizada a pesquisa qualitativa, conforme Gil (1999), Martins (2006) e Vergara (2007). O resultado encontrado foi que a escolha adequada de uma política de comercialização dos produtos com as melhores margens pode levar o empresário a gerar lucro em seu negócio.

Biografia do Autor

Eduardo Guerra

Aluno do curso de MBA em Gestão Empresarial e Controladoria.

Daniel Bartz

Professor orientador da pesquisa. Graduado e Mestre em Ciências Contábeis.

Downloads

Publicado

2013-06-03

Como Citar

Guerra, E. ., & Bartz, D. . (2013). COMPETITIVIDADE COMERCIAL: UM ESTUDO DE CASO DO CUSTO, VOLUME E LUCRO DA FARMÁCIA ALFA. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 2(3), 144–162. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/index.php/revistadecontabilidadefda/article/view/30