O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word,
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Os textos devem ser submetidos gratuitamente na página eletrônica da Revista após o cadastro como “AUTOR” (site) seguindo-se os passos de submissão.

Em caso de dificuldades, enviar e-mail para: revistas@domalberto.edu.br

A Revista de Educação Dom Alberto não cobra taxas de submissão de artigo ou taxas de processamento de artigo.
A Revista de Educação Dom Alberto publica artigos originais de pesquisadores Doutores, Mestres ou especialistas, acompanhados de coautor com titulação mínima de bacharel, das linhas de pesquisa em que ela atua, quais sejam:


Formação continuada de professores:
Importância da formação continuada dos professores para todos os níveis e modalidades de educação;
As diferentes formas de formação continuada dos professores.
Desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos
Desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos nos diferentes níveis e modalidades de ensino;
O uso metodologias ativas na educação.

Traduções somente serão aceitas caso o texto seja inédito no Brasil e o tradutor figure como coautor do texto.
Os artigos devem obrigatoriamente utilizar a terceira pessoa gramatical (escrita científica).
PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Os artigos submetidos pelo site da Revista passarão por duas fases de avaliação: a primeira fase será realizada pela Equipe Editorial e se destina à verificação do cumprimento das Diretrizes para Autores disponíveis no site da Revista; em caso de aprovação na primeira fase, o artigo será encaminhado para a avaliação cega por pares, sendo essa avaliação a segunda fase.
Na segunda fase – avaliação cega por pares – o artigo poderá ser aprovado, aprovado com correções obrigatórias ou rejeitado.
Em todos os casos a decisão editorial e as avaliações serão enviadas por email ao autor – em caso de coautoria, ao coautor que se cadastrou na submissão como contato principal. No caso de aprovação com correções obrigatórias, o autor terá 5 dias úteis para enviar pelo sistema da Revista a versão corrigida do artigo, que passará por conferência da Equipe Editorial.
DETECÇÃO DE PLÁGIO
Todos os artigos submetidos à Revista serão previamente analisados pelo detector de plágio pelo programa PLAGIUS. Os artigos reprovados pelo detector serão minunciosamente analisados pela Equipe Editorial e, quando for o caso, a Equipe solicitará informações adicionais ao autor. Caso o plágio seja confirmado pela Equipe Editorial da Revista, o artigo será sumariamente rejeitado.
INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DOS METADADOS DA SUBMISSÃO
O nome completo, endereço de email, afiliação e o resumo da biografia de todos os autores do artigo deverão ser informados com a grafia correta na inserção de metadados durante o processo de submissão.
A afiliação é o vínculo atual do autor, devendo-se informar o nome completo e a sigla da instituição, bem como cidade, estado e país desta.
No campo “Resumo da Biografia” de cada autor, deve-se informar a titulação em ordem decrescente e a respectiva instituição de obtenção, indicando ainda a sigla da instituição entre parênteses. Após, deve-se informar a afiliação.
Ex.:
Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil.
Bacharel em Direito pela Faculdade Dom Alberto (FDA), Santa Cruz do Sul - RS, Brasil.
Professor da graduação em Direito da Faculdade Dom Alberto (FDA), Santa Cruz do Sul - RS, Brasil.
Não é permitido mencionar publicações do autor no “Resumo da Biografia”.
Ao final do “Resumo da Biografia”, deve-se fornecer o link para o currículo Lattes de cada autor.
Caso os metadados não sejam preenchidos corretamente, o autor será informado para que corrija.
Solicita-se que, antes de transferir o trabalho, sejam retirados do texto os dados de identificação do(s) autor(es), bem como sejam apagadas as identificações em “Arquivo/Propriedades/Resumo” do Word, de forma que a avaliação seja cega (sistema de duplo cego ou Double Blind Peer Review).
OBSERVÂNCIA DAS DIRETRIZES PARA AUTORES
O Conselho Editorial e a Equipe Editorial reservam-se o direito, em pré-avaliação ou pós-avaliação, de apontar correções e complementações necessárias nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores para sua devida adequação às normas da Revista. Depois do check list, da pré-avaliação da Equipe Editorial, se aprovados, os textos seguem para avaliadores externos.
Todos os textos avaliados que tiverem indicação de correções obrigatórias, apontadas em parecer e/ou comentários, deverão ser revistos pelos autores e devolvidos para nova avaliação pela Equipe Editorial em um prazo de 05 (cinco) dias úteis.
APRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS TEXTOS
Os textos devem ser submetidos em formato Word, tamanho A4, orientação “retrato”, fonte 12, Arial, em espaço 1,5 com as seguintes margens: superior e esquerda de 3,0cm e direita e inferior de 2,0cm.
A primeira linha de cada parágrafo deve ter espaço de 1,25cm em relação à margem esquerda.
As citações com mais de 03 linhas devem ter recuo em 4,0cm, fonte 10, espaço entre linhas simples.
Na editoração os textos receberão diagramação no padrão gráfico da Revista.
Tabelas, formulários, gráficos e desenhos não podem ocupar mais de 25% do total do texto, devendo ser numerados com algarismos arábicos e referenciados conforme as regras da ABNT.
Os artigos deverão ter o mínimo de 15 e o máximo de 25 laudas. Textos maiores dependerão da avaliação da Comissão Editorial, sendo que o registro da solicitação para avaliação deverá ser feito na observação da submissão.
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