UM ESTUDO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE GAY NO ENTRETENIMENTO BRASILEIRO
Resumo
O discurso faz a ligação entre o homem e a realidade natural e social pela linguagem, o que está nas entrelinhas da fala do interlocutor. As mídias apresentam discursos carregados de ideologias, muitas vezes, inconscientemente pelo sujeito discursivo; a este, (des)construído por sua(s) identidade(s), em diversos contextos como colégio, trabalho e família, entre outros, é imposto parâmetros sociais culturais específicos e vivenciados dentro desses ambientes, agregando ou eliminando valores e comportamentos que precisarão ser validados pelo próprio eu. Na novela Amor à Vida, exibida em 2013 pela Rede Globo, Mateus Solano protagonizou um personagem homossexual, o qual foi desrespeitado no seu ambiente social quando se assumiu, trazendo à tona a polêmica da exibição da expressão homoafetiva. Levando em consideração esse pano de fundo, analisaremos os discursos empregados em uma reportagem da revista Veja acerca do sujeito homossexual expondo as maneiras de como é exibido, neste caso entre os personagens principais da novela (pai e filho) e o autor da novela Walcyr Carrasco, determinando o assunto através da análise de discurso de linha francesa e algumas questões do sujeito na pós-modernidade, sustentado teoricamente por Ducrot (1987), Bauman (2005), Orlandi (2005), entre outros, a fim de compreender com mais propriedade as relações (des)construídas entre os sujeitos envolvidos a partir de sua(s) identidade(s).