FORMAÇÃO PARCIAL E INDIVÍDUO: A SEMIFORMAÇÃO DE THEODOR W. ADORNO

  • Etianne Ribeiro da Silva
Palavras-chave: Adorno, Educação, Semiformação

Resumo

Esse texto apresenta algumas notas a respeito das ideias de Theodor W. Adorno quanto ao papel da escola na reprodução daquilo que ele denominou de semiformação. Esta diria respeito às consequências, para a atividade cultural e formativa das massas, de uma formação social ancorada no fetiche da mercadoria e na mercantilização da cultura. Entre as consequências, estaria uma sujeição da maioria dos indivíduos da sociedade burguesa a uma formação cultural parcial, uma semiformação, produzindo uma submissão da consciência ao conformismo ideológico, contra as possibilidades da liberdade e da autonomia dos indivíduos.

Biografia do Autor

Etianne Ribeiro da Silva

Aluna do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Bolsista BDS/Capes. Professora da Rede Municipal de Ensino da cidade de Londrina. E-mail: etianne.r@uol.com.br

Publicado
2014-12-02