TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E AS ARTES: O ENSINO DA ARTE NO UNIVERSO AUTISTA

  • Rosicléia Melori Ribeiro Borges
  • Melissa Probst
Palavras-chave: Artes Visuais, Transtorno do Espectro Autista, Escola

Resumo

Atualmente há um grande esforço por parte de especialistas da área da saúde e da educação no sentido de entender as deficiências, transtornos e síndromes existentes. Nesse contexto, tem-se o Transtorno do Espectro Autista como foco do presente estudo. As principais características desse transtorno se referem ao déficit em três importantes domínios do desenvolvimento humano: a comunicação, a socialização e o modo de percepção do mundo a partir de uma forma mais lógica. Assim, o objetivo do presente estudo foi investigar de que forma, as artes podem auxiliar o aluno com Transtorno do Espectro Autista a interagir com o meio social, sendo que, para atingir o objetivo a metodologia empregada caracteriza-se como sendo de revisão bibliográfica.

Biografia do Autor

Rosicléia Melori Ribeiro Borges

Graduada em Artes pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Especialista em Educação Especial Inclusiva pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI).. E-mail: rosiimelori@gmail.com

Melissa Probst

Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Doutoranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) . E-mail: melissaprobst@terra.com.br

Publicado
2015-06-02