LEI 10.639/2003 INSERIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga
Palavras-chave: Etnomatemática, Cultura Africana, Diversidade

Resumo

O artigo apresenta reflexão sobre a inserção de temas relacionados à cultura africana e afro-brasileira na sala de aula da disciplina de Matemática. Tem-se como objetivo mostrar algumas possibilidades de aplicação da mesma sob uma perspectiva etnomatemática, além de entender os mecanismos indispensáveis para o conhecimento de um Brasil fortemente marcado pela cultura africana, na perspectiva de mudança da mentalidade preconceituosa. Menciona-se neste texto um projeto interdisciplinar aplicado em turmas de Ensino Fundamental onde foram debatidos temas como: a presença do negro no Brasil, desde a colonização; inserção da mulher negra no mercado de trabalho; do negro nas faculdades - cotas; violência social e relações com os negros, entre outros.

Biografia do Autor

Zulma Elizabete de Freitas Madruga

Mestra/Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, betefreitas.m@bol.com.br.

Publicado
2015-06-02