AS EQUIPES MULTIDISCIPLINARES: RELATOS SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA

  • Jussara Ayres Bourguignon
  • Diego Petyk de Sousa
  • Jucelene Mendes Valério Pedroso
  • Paulo Sergio Ribeiro
Palavras-chave: Multidisciplinaridade, Equipes Multidisciplinares, Educação

Resumo

Este texto apresenta o resultado de investigação desenvolvida pelo Núcleo de pesquisa Estado, Políticas Públicas e Práticas Sociais do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (Universidade Estadual de Ponta Grossa/Pr) intitulada “Práticas Profissionais Interdisciplinares no Contexto das Políticas Públicas na Região dos Campos Gerais – 2013. Especificamente este artigo objetiva expor as práticas desenvolvidas no âmbito da Política de Educação na região de abrangência do Núcleo Regional de Educação situado em Ponta Grossa/Pr. A pesquisa é de cunho qualitativo, desenvolvido no período de agosto a dezembro de 2013. Aborda as experiências exitosas e com marca multidisciplinar desenvolvidas em três escolas estaduais, cuja ênfase é voltada para ações em torno das relações Étnico-Raciais e para o ensino da história e cultura Afro-Brasileira e Africana.

Biografia do Autor

Jussara Ayres Bourguignon

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Estadual de Ponta Grossa – jubourg@yahoo.com.br

Diego Petyk de Sousa

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Estadual de Ponta Grossa – diegopetyk@uol.com.br

Jucelene Mendes Valério Pedroso

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Estadual de Ponta Grossa – jucelenemendes@hotmail.com

Paulo Sergio Ribeiro

Professor adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa – psribeiro@uepg.br

Publicado
2015-06-02