EDUCAÇÃO BRASILEIRA: AS INTERFERÊNCIAS DA DESIGUALDADE SOCIAL

  • Gleyce Melo Mendes Moreira
  • Gleides Ander Nonato
Palavras-chave: Desigualdade social, Educação, Interferências

Resumo

Neste trabalho serão investigadas as origens da desigualdade social, focalizando, em especial, aquela que se apresenta como consequência da exclusão do negro brasileiro após a abolição da escravidão. Além disso, tipos de desigualdade social também serão abordados. O foco desta pesquisa é a abordagem da desigualdade social no campo educacional. Isso será visto através das interferências da mesma na educação brasileira. Principalmente, fatores que a levam a ser causada na educação e as consequências advindas. Abordar-se-á a interferência da violência nas escolas como consequência das diferenças sociais. Para o referencial teórico, serão utilizadas as teorias dos autores: Farias (2005), Guzzo e Euzébios Filho (2005), Heringer (2002), Kauchkje (2008), Maluf (2008), Rosseau (2008) e Segal (2014). Percebe-se que as desigualdades sociais estão intrinsicamente vinculadas aos resultados estudantis.

Biografia do Autor

Gleyce Melo Mendes Moreira

Graduanda em Letras pelo Centro Universitário Newton Paiva. E-mail:gleycemmm@hotmail.com.br

Gleides Ander Nonato

Licenciada em Letras. Professora do Centro Universitário Newton Paiva nos cursos de Letras e Secretariado. Especialista em Língua Inglesa. E-mail:gleidesander.prof@newtonpaiva.br

Publicado
2015-12-02