POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DAS ESCOLAS DE ABRANGÊNCIA DA 6ª CRE

  • Luiz Ricardo Pinho de Moura
  • Janaina Andréa Halmenschlager Venzon
  • Nadiesca Pohlmann
Palavras-chave: Políticas educacionais, Formação de professores, Realidade educacional

Resumo

O presente artigo tem como tema principal as políticas educacionais para formação continuada de professores na educação básica.O objetivo do estudo é identificar a realidade e a necessidade de temas que devem ser trabalhados nas escolas estaduais. A metodologia utilizada foi de estudo de caso, com natureza qualitativa e quantitativa de caráter descritivo, o estudo iniciou com a revisão bibliográfica, a partir de autores renomados na área e os dados empíricos, levantados através de um questionário com questões abertas e fechadas, o trabalho teve a parceria da Faculdade Dom Alberto que com o software Sphinx, realizou a importação de bases de dados, organizando a coleta de dados em gráficos. Com o estudo, concluiu- se que as escolas estão solicitando que sejam trabalhados temas que envolvam a motivação dos docentes, evasão escolar, avaliação e interdisciplinaridade, relações interpessoais, organização da escola com cargos e funções.

Biografia do Autor

Luiz Ricardo Pinho de Moura

Graduado em História, Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino e Gestão escolar. Email: luizricardopm@gmail.com

Janaina Andréa Halmenschlager Venzon

Graduada em Ciências Biológicas, Especialista em Educação Ambiental. E-mail:janainavenzon@terra.com.br

Nadiesca Pohlmann

Graduada em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia e Educação a Distância , Mestre em Política e Gestão da Educação. E-mail: nadiesca.coordenacao@domalberto.edu.br.

Publicado
2015-12-02