CRIATIVIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE: REFLEXÕES ACERCA DE SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO

  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga
  • Mônica da Silva Gallon
  • Carla Melo da Silva
Palavras-chave: Criatividade, Transdisciplinaridade, Currículo

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a criatividade e a transdisciplinaridade como potencializadores do desenvolvimento do estudante em todas as fases de ensino. Busca-se discutir e refletir sobre aspectos da transdisciplinaridade que podem contribuir para o florescimento da criatividade, promovendo a solidariedade, respeito e cooperação entre os indivíduos. A escola é apontada com uma das causas do declínio criativo nos estudantes. Metodologias inadequadas bem como a própria organização curricular por meio de disciplinas que fragmentam o conhecimento e dificultam a compreensão dos problemas cotidianos, contribuem para a diminuição do potencial criativo. Nesse contexto, a transdisciplinaridade mostra-se como possibilidade buscando a formação de sujeitos capazes e sensíveis na identificação e na solução das questões atuais, de forma ética.

Biografia do Autor

Zulma Elizabete de Freitas Madruga

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. betefreitas.m@bol.com.br

Mônica da Silva Gallon

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. monica.gallon@gmail.com

Carla Melo da Silva

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. carlamelodasilva2015@gmail.com

Publicado
2016-06-30