ESCOLA E FAMÍLIA COMO AGÊNCIAS DE SUBJETIVIDADES DOCENTE E O MÉTODO (AUTO) BIOGRÁFICO COMO INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO DESSAS SUBJETIVIDADES

  • Eider Ferreira Santos
  • Maria de Fátima Berenice da Cruz
Palavras-chave: Subjetividade., Escola., Família., Histórias de vida.

Resumo

O presente artigo objetiva discutir a respeito da construção da identidade docente, buscando compreender as contribuições dos espaços escolar e familiar na constituição das subjetividades do professor. Também busca demonstrar a importância e papel do método autobiográfico no âmbito da pesquisa de histórias de vida. Para tal faz-se o seguinte questionamento: em que medida o espaço escolar e familiar contribuem na constituição da identidade docente? Como o método autobiográfico contribui no entendimento das questões relativas a formação das subjetividades docente? Para responder a essas questões valeu-se da abordagem qualitativa de natureza bibliográfica, realizando uma revisão da literatura especializada, tendo como fonte de pesquisa estudos sobre a formação da identidade docente, bem como a respeito do método autobiográfico.

Biografia do Autor

Eider Ferreira Santos

Mestrando em Crítica Cultural, Linha 2-Letramento, Identidade e Formação de Professores da Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas; Graduado em Letras-Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas (UNEB); E-mail: eiderferreira@hotmail.com

Maria de Fátima Berenice da Cruz

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia-UFBA; Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultura. E-mail: fatimaberenice@terra.com.br

Publicado
2016-06-30