LITERATURA INFANTIL ADAPTADA PARA CULTURA SURDA: INSTRUÇÃO E DELEITE

  • Cleide da Luz Andrade
  • Cristiane Lacerda de Sousa
  • Naiana Santos Ferraz Moraes
  • Lucas Campos
Palavras-chave: Literatura infantil, Contação de histórias, Cultura surda

Resumo

Este artigo consiste em uma leitura prospectiva acerca da literatura infantil adaptada à cultura surda. Aborda sua relevância para o processo de aprendizagem da criança. Tem como objetivo refletir como deveria ser aplicada a literatura infantil no uso da contação de histórias para crianças surdas. Trata-se de uma experiência em que se faz um paralelo no modo de contar histórias, tanto para o público ouvinte quanto para o surdo, em uma sala de ensino regular. Partindo do pressuposto de que a língua natural do Surdo é a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, demonstra-se o quanto é importante o emprego desse idioma, assim como das ferramentas visuais na literatura infantil, no contar histórias, para que, tanto a criança surda, quanto a ouvinte, possam compreender e refletir sobre o que está sendo contado.

Biografia do Autor

Cleide da Luz Andrade

Mestranda do Programa Letras: Cultura, Educação e Linguagem pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em LIBRAS e Educação de Surdos. E-mail: andradecleide1601@gmail.com 

Cristiane Lacerda de Sousa

Graduada em Administração. Especialista em LIBRAS e Educação de Surdos. E-mail: cristiane.lacer@hotmail.com.

Naiana Santos Ferraz Moraes

Graduanda em Pedagogia, atua como intérprete no Colégio Estadual Abdias Menezes. E-mail: naisfm@hotmail.com.

Lucas Campos

Doutor em Letras e Linguística, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Titular da UESB. E-mail: camposacademico@gmail.com.

Publicado
2016-06-30