REESCREVENDO A ESCOLA: REVELANDO SUJEITOS E GRUPOS EXCLUÍDOS

  • Aline Pimentel Romani
Palavras-chave: Comunicação, Educação, Fanzine

Resumo

O presente artigo pretende refletir sobre comunicação e ações afirmativas dentro das escolas como forma de enfrentamento ao problema da exclusão, numa perspectiva dos direitos humanos. Também é fruto de ponderações sobre a desigualdade no espaço escolar visando um melhor desenvolvimento do jovem no aprendizado para a cidadania e respeito às diferenças, e ainda, uma tentativa de colaborar com práticas de inclusão social neste ambiente. O estudo problematiza as dificuldades por meio de uma análise da prática e de resultados obtidos em sala de aula, visa buscar novas perspectivas para o ensino, em uma dimensão onde o aluno aparece como protagonista no processo de aprendizado.

Biografia do Autor

Aline Pimentel Romani

Professora no ensino fundamental, atualmente, bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação em História, mestranda pela Universidade Federal de Uberlândia. Membro da linha Trabalho e Movimentos Sociais. Possui graduação em História – Licenciatura e Bacharelado – pela Universidade Federal de Uberlândia (2013), e especialização em Direitos Humanos (2016), pela Faculdade de Direito da UFU. Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso de especialização. email: romani.aline@gmail.com

Publicado
2016-06-02