LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL COM VISTAS À FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR: CONTRIBUIÇÕES EM LINGUÍSTICA APLICADA

  • Bruno Gomes Pereira
  • Cacilda Alves Miranda de Lima
  • Irismar Mota da Silva
Palavras-chave: Linguística Aplicada, Letramento, Ensino Fundamental

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa desenvolvida com uma professora da Escola Municipal Senhor do Bonfim, localizada a Rua 11 s/nº, Vila Nova, no município de Conceição do Araguaia, Pará. O objetivo é apresentar a relevância do Professor-leitor no desenvolvimento e catalisação das habilidades de letramento na educação básica. Do ponto de vista teórico, estamos inseridos no campo interdisciplinar da Linguística Aplicada, mais precisamente nos estudos que versam sobre letramento. Desenvolvemos nossa pesquisa fundamentada na abordagem qualitativa e interpretativista, sendo o tipo de investigação um estudo de caso. Entrevistamos uma professora efetiva da rede municipal de Conceição do Araguaia. A referida entrevista foi gravada e depois transcrita convencionalmente, em que foi possível a geração dos dados para serem analisados. Este procedimento foi de fundamental importância para investigação da problemática encontrada.

Biografia do Autor

Bruno Gomes Pereira

Doutor em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Araguaína. Professor do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), Araguaína, e do Mestrado Profissional em Ciências da Educação, do Instituto Superior de Educação Professora Lúcia Dantas (ISEL), polo de Araguaína. E-mail: brunogomespereira_30@hotmail.com.

Cacilda Alves Miranda de Lima

Graduada em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA);. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, também pela UEPA. Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Especialização e Estudos Avançados (ESEA-TO). Professora efetiva na função de Diretora Escolar na rede Municipal de Ensino de Conceição do Araguaia. E-mail: marciocaca@hotmail.com.

Irismar Mota da Silva

Graduanda em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Especialista em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar pela Universidade Santa Fé, Maranhão. Professora efetiva na função de Coordenadora Pedagógica na rede Municipal de Ensino de Conceição do Araguaia. E-mail: yrysmarsilva@hotmail.com.

Publicado
2017-06-02