A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O DESIGN DE PROBLEMAS ABERTOS, CONTEXTUALIZADOS E COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

  • Fabiane Fischer Figueiredo
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Palavras-chave: Design de problemas, Tecnologias Digitais, Formação de professores de Matemática

Resumo

Neste artigo apresenta-se um recorte dos resultados obtidos com uma proposta de formação de professores em Matemática, em que um grupo de licenciandos realizou o Design de um problema do tipo aberto, contextualizado e com o uso de Tecnologias Digitais. Para realizá-lo, o grupo executou etapas, que envolveram a constatação da necessidade e o planejamento, desenvolvimento, implementação e avaliação do Design do problema. Por meio dessa experiência, eles tiveram a oportunidade de trabalhar colaborativamente, de discutir e refletir, o que potencializou a produção de conhecimentos, no que se refere a aspectos matemáticos, metodológicos, tecnológicos e acerca da abordagem de temas de relevância social, bem como puderam apresentar e/ou desenvolver competências e habilidades.

Biografia do Autor

Fabiane Fischer Figueiredo

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Docente da Escola Estadual de Ensino Médio João Habekost. E-mail: fabianefischerfigueiredo@gmail.com

Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca (UPS). Pós-Doutora pela Universidade de La Laguna (ULL). Coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. E-mail: claudiag@ulbra.onmicrosoft.com

Publicado
2017-06-02