PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE PERÍCIA CONTÁBIL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO EM PERIÓDICOS LISTADOS PELA QUALIS CAPES NOS PERÍODOS DE 2001 A 2018

  • Rodrigo Rabuske
  • Laísa Ritiéle Becker

Resumo

O presente artigo objetivou identificar as características da produção científica acadêmica sobre Perícia Contábil em periódicos listados pela Qualis/CAPES no período de 2001 a 2018. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva com abordagem quantitativa, o procedimento de coleta foi bibliográfico por meio de técnica bibliométrica. Os dados foram obtidos através de análise de 33 periódicos, níveis A1, A2, B1, B2, B3 e B4, entre as quais, somente 18 continham estudos sobre o tema da pesquisa. A amostra constitui-se de 45 artigos. Os resultados obtidos nesta pesquisa revelaram que a revista Pensar Contábil apresentou maior quantidade de artigos publicados, ou seja, 13,33%, e que 50% dos periódicos são da região Sudeste. Constatou-se também, que 40% dos periódicos concentram-se nas revistas qualificadas pela Qualis/CAPES como B2, sendo que 33,33% dos trabalhos foram elaborados pela coautoria de 4 autores. A predominância dos autores é do sexo masculino, aparecendo com 63%. Sobre a titulação acadêmica dos autores, 29% são doutores e doutorandos.

Biografia do Autor

Rodrigo Rabuske

Possui MBA em Gestão Pública pela Faculdade Dom Alberto (2019). MBA em Finanças Empresariais pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2016). Especialista em Auditoria e Perícia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2014). Docente no Centro de Ensino Superior Dom Alberto. Contato: rodrigo_rabuske@hotmail.com.

Laísa Ritiéle Becker

Graduanda em ciências Contábeis no Centro de Ensino Superior Dom Alberto. Contato: cont.laisa@gmail.com.

Publicado
2019-12-19
Seção
Resumos Expandidos - Seminário de Contabilidade