COMPARATIVO DE RESULTADOS DE SEMENTES DE SOJA SAFRA 2018/2019 NO MUNICÍPIO DE ELDORADO DO SUL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

  • Graziele Luz Dutra
  • Luís César Johnson da Rocha

Resumo

Este estudo tem como objetivo comparar e analisar sob a ótica da gestão financeira os resultados do plantio de uma lavoura de soja, considerando as escolhas do produtor com relação às variedades e técnicas. A área observada encontra-se no município de Eldorado do Sul-RS, sendo proprietário o produtor rural Leandro Antônio Unfer. Para cumprir o objetivo deste trabalho foi necessário identificar os custos referentes a cada uma das variedades de sementes plantadas e comparar os resultados alcançados no plantio da safra de soja 2018/2019. A metodologia a ser utilizada durante o estudo será explicitar em diferentes situações os custos envolvidos, para melhor compreender os fatores que melhoram a eficiência. Portanto, compara variedades de sementes de soja e suas exigências como por exemplo o uso de herbicidas e fungicidas que foram usados. Foi utilizado também a pesquisa bibliográfica e documental, para análise de dados de mercado para melhor entender como funciona a gestão financeira nesta atividade. Após a coleta de dados foi feita análise comparativa para verificar qual o nível de produção e custo de cada variedade de semente de soja. Portanto pretende-se com este estudo identificar fatores que se mostraram predominantes e que possam potencializar a produção e ter uma maior rentabilidade sobre esta atividade.

Biografia do Autor

Graziele Luz Dutra

Graduanda do curso de Ciências Contábeis do Centro de Ensino Superior Dom Alberto.

Luís César Johnson da Rocha

Possui especialização em Tutoria em Educação a Distância pela Faculdade Futura (2018), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é Técnico Bancário da Caixa Econômica Federal (RS) e Professor Universitário do Centro de Ensino Superior Dom Alberto. Contato: luis.johnson@live.com.

Publicado
2019-12-19
Seção
Resumos Expandidos - Seminário de Contabilidade