ANÁLISE DO IMPACTO DA APLICAÇÃO DO CPC 01 - REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL SOBRE OS INDICADORES FINANCEIROS EM EMPRESAS DO SETOR DE ENERGIA LISTADAS NA BOVESPA

  • Tainá Silva da Rosa
  • Jaqueline Paula Walter Schneider

Resumo

O CPC 01 foi aplicado como marco inicial no processo de convergência do Brasil às IFRS mas ainda possui grande subjetividade em sua aplicação. Neste sentido, este estudo buscou identificar o impacto da aplicação do CPC 01 (R1) - Redução ao Valor Recuperável de Ativos sobre os indicadores de análise de rentabilidade em empresas do setor de energia listadas na BM&FBovespa, entre os anos de 2016 e 2018. Os indicadores de desempenho foram calculados considerando dois cenários: (a) informações contábeis coletadas das Demonstrações Financeiras e Notas Explicativas; e (b) simulação de um cenário eliminando-se o efeito do reconhecimento do impairment sobre as informações contábeis. Comparando-se o desempenho das empresas verificou-se que o reconhecimento da perda pela redução ao valor recuperável impactou os indicadores de desempenho assim como a determinação de qual empresa possui o melhor desempenho. Os resultados deste trabalho demonstram a importância da precisão dos registros de impairment para que as stakeholders tenham informações fidedignas como base para tomada de decisão.

Biografia do Autor

Tainá Silva da Rosa

Graduanda em Ciências Contábeis – Faculdade Dom Alberto. (tainarosa96@outlook.com)

Jaqueline Paula Walter Schneider

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (2010), com Diploma Mérito de Aluno Destaque. Experiência em Auditoria Externa através da atuação em "Big Four" (KPMG e EY - Ernst & Young). Docente no Centro de Ensino Superior Dom Alberto. Contato: jaquelineschneider@domalberto.edu.br.

Publicado
2019-12-19
Seção
Resumos Expandidos - Seminário de Contabilidade